Origem do Sephirot






Bom galera, todos nós sabemos o que são o sephirot, como faze-lo e aonde dropamos as pedras para a composição. Mas poucos sabem de onde surgirão as Pedras, sua verdadeira história, de onde surgiu os nomes, enfim, vou mostrar para vocês hoje tudo sobre estas pedras, você vai se emocionar ao ler todo o conteúdo e ficar surpreso de jogar anos e anos e não tinha idéia o propósito das pedras.

Sephiroth (cujo singular é Sephira) são as dez emanações de Ain Soph na cabala. Segundo a cabala, Ain Soph é um princípio que permanece não manifestado e é incompreensível à inteligência humana. Deste princípio emanam os Sephiroth em sucessão. Esta sucessão de emanações forma a árvore da vida.



Os Sephiroth emanados são, na sequência:

1. Kether - Coroa ( Primeira sephirah )
Kether ("Coroa", em hebraico: כתר), podendo variar como Keter, é a primeira sephira da Árvore da Vida em Cabala, parte da espiritualidade do Judaísmo Rabínico. Kether se situa na posição central superior da árvore. É a coroa. É o potencial puro das manifestações que acontecem nas outras dimensões. Representa a própria essência, atemporal e livre. É a gênese de todas as emanações canalizadas pelas outras sephiroth. É a Luz Superior geradora de todo o movimento da
criação. Pode-se considerar como o momento zero, a criação em potencial, mas não expandida. Uma interessante associação seria comparar com tempo de Plank, do Big Bang. No hinduísmo, entende-se como Brahma, o princípio vital de todas as formas de energia (e vida, consequentemente).



2. Chokmah - Sabedoria ( Segunda sephirah )
Chokhmah, algumas vezes transliterado chochma ou hokhmah (חכמה) é a palavra hebraíca para "sabedoria". É cognata da palavra árabe Hikmah, que também significa "sabedoria". A palavra "chokhmah" e suas derivações podem incorrer, dentre outros, nos seguintes significados:


3. Binah - Entendimento ( Terceira sephirah )
Binah se situa no topo da coluna esquerda. É o entendimento. É a lógica que dá definição à inspiração e energia ao movimento. Analogamente, é o lado esquerdo do cérebro, onde funciona a razão, organizando o pensamento em algo concreto. Possui a energia da água associada à femilinidade e também representa o futuro.

4. Chesed - Misericórdia ( Quarta sephirah )
A palavra hebraica utilizada no Antigo Testamento é Hesed. Tem (principalmente) dois significados : um mais legalista no sentido de "cumprir aquilo que foi acordado" ou dar ao outro aquilo que lhe é devido segundo o previamente acordado; num segundo sentido, mais intuitivo, espiritual, assume o significado de acto gratuito e espontâneo de bondade e amor. Quarta sephirah Chesed se situa abaixo de Chokmah. É a misericórdia. Representa o desejo de compartilhar incondicionalmente. Representa a vontade de doar tudo de si mesmo e a generosidade sem preconceitos, a extrema compaixão.

5. Geburah - Julgamento ( Quinta sephirah )
Geburah se situa abaixo de Binah. É o julgamento. Representa o desejo de contenção e de questionador de impulsos. Canaliza sua energia por meio de objetivos, com o intuito de superar obstáculos e transformar a própria natureza.

6. Tipareth - Beleza  ( Sexta sephirah )
Tipareth ("Beleza", em hebraico: תפארת ti'feʔɾɛθ), podendo variar como Tifereth, Tyfereth, Tiphereth, também conhecido por Rakhamim (em hebraico: רחמים ɾaħăm'im) ou Shalom (em hebraico: שלום ʃɔ'lom) é a sexta sephira da Árvore da Vida em Cabala, parte da espiritualidade do Judaísmo Rabínico.
Tipareth é o centro da árvore e se situa abaixo e entre Chesed e Geburah. É a beleza. Junto com Chesed e Gevurah forma a tríade superior Maguen David, criando harmonia. Transforma em beleza Chokmah, Binah e Kether. A sabedoria e o entendimento, com a luz do conhecimento.

7. Netzach - Vitória ( Sétima sephirah )
Netzach (ܢܨܚ em aramaico)se situa abaixo de Chesed. É a vitória. Existe a vontade de reciprocidade, a busca pelo próximo e a superação dos próprios limites, propagando o pensamento eterno. Funciona como o princípio fertilizador do espermatozóide masculino.

8. Hod - Esplendor ( Oitava sephirah )
Hod se situa abaixo de Geburah. É o esplendor. É um canal de aprimoramento interno, de identificação com próximo, sendo uma forma de aceitação do pensamento, de reconhecimento. Funciona como o princípio receptivo do óvulo feminino.

9. Yesod - Fundamento  ( Nona sephirah )
Yesod se situa abaixo e entre Netzach e Hod. É o fundamento. Funciona como um reservatório onde todas as inteligências emanam seus atributos que são misturados, equilibrados e preparados para a revelação material. É compilação das oito emanações.

10. Malkuth - Reino ( Décima sephirah )
Malkuth se situa na posição central inferior da árvore. É o reino. Representa o mundo físico, onde é revelado o material compilado das oito emanações. É o canal da manifestação, desejando a recepção das sephiroth. É a distância de Kether que provoca esse desejo, criando a sensação de falta.

Há ainda um décimo primeiro Sephira, chamado Daath, que representa o abismo, o caos, e normalmente não é representado na árvore da vida, sendo um considerado um portal para as qliphoth, as sephiroth adversas.

Na árvore da vida os Sephiroth estão alinhados em três pilares conectados entre si por meio de vinte e duas ligações. Também se dispõem em três camadas triangulares e sucessivas, cada uma delas associada a um mundo (Atziluth, o Mundo das Emanações; Beriah, o Mundo das Criações; e Yetzirah, o Mundo das Formações), mais Malkuth na base (correspondendo a Asiyah, o Mundo das Ações).

Fonte: Wikipédia.